Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

Precificar produtos: tarefa complexa que exige atenção redobrada

Fonte: Portal Administradores

 

A missão de precificar produtos ou serviços é muito importante para qualquer empresa. Fixar valores altos por determinados itens no início do negócio pode trazer fama de ‘careiro’, todavia, baratear demais pode fadar a companhia ao fracasso e a ter mais dificuldades para alcançar o ponto de equilíbrio.

 

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios, que possui mais de 30 anos de experiência na área, esclarece que “os critérios-chave para determinar o valor adequado de cada item muitas vezes são negligenciados pelos empreendedores. Almejar retorno do investimento rápido, se esquecer de etapas de pós-venda, que geram investimentos por parte da empresa, e a falta de estudos sobre o mercado podem ser considerados alguns dos grandes equívocos”.

 

Alinhar expectativas, ter plano de negócios detalhado, contar com suporte externo, além de se atentar às questões sobre o volume de vendas são dicas importantes que podem nortear o empreendedor para que a estratégia seja a mais assertiva possível. “Podemos mencionar a importância de pesquisar o mercado e verificar quais os diferenciais da companhia, do serviço e/ou do produto oferecido”, lembra o consultor.

 

Precificar produtos é uma árdua tarefa, todavia, ter em mente um plano de negócios sobre a questão pode facilitar a missão. Gigliotti explica que “é natural que no início do negócio, para atrair a clientela, a margem de lucro seja reduzida. Vale lembrar, no entanto, que reduzir essa fatia não significa ‘trabalhar de graça’ ou ‘pagar para vender’. Em raríssimas situações, que se encaixam em contexto totalmente diferenciado, como crises e sazonalidades, por exemplo, essa estratégia pode até ter sucesso, desde que implantada com sabedoria pelo empreendedor”.

 

Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios. Coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), Gigliotti é mestre em administração e também professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International



<< Voltar

PARCEIROS


 

 

ANÚNCIOS


(67) 3441-1955
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 1840 - Centro | Nova Andradina / MS

Imagem