Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

Pesquisa: 95% das empresas acreditam em resultados comerciais mais positivos em 2017

DATA: 18/05/2017

Ainda que incerta, a economia parece dar sinais de melhora — ou pelo menos essa é a perspectiva de um número expressivo de empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), cerca de 95% das empresas brasileiras acreditam em resultados comerciais mais positivos em 2017.

 

O levantamento foi realizado Seminário Perspectivas Comerciais, Econômicas e Políticas, promovido pela entidade em fevereiro. Dentre os otimistas, pelo menos 88% acreditam o ano será cenário de recuperação econômica; outros 7% apostam, até o final de 2017, um novo contexto de crescimento expressivo em relação ao ano passado. Apenas 5% dos entrevistados acreditam que os resultados comerciais serão negativos e sem sinais de recuperação.

 

COMO VIRÁ A RECUPERAÇÃO?

Embora apontem para sinais positivos, os entrevistados ressaltam, porém, que três fatores são essenciais para a recuperação: aumento da competitividade (54%), aumento do consumo (32%) e crescimento das exportações (14%). Os meios para alcançar tais fatores, segundo os empresários consultados, são as reformas estruturais, estimulo ao crédito e uma taxa de câmbio relativamente estável e competitiva para o setor industrial.

 

O varejo também está otimista, segundo a pesquisa. A maioria (69%) acredita na retomada ainda neste ano e — sendo que para 49% a recuperação acontecerá no segundo semestre, enquanto 20% aposto ainda para o primeiro.

 

INCERTEZAS POLÍTICAS

Em relação ao cenário instável da atual gestão, os empresário também estão otimistas e confiantes. Para 84% dos consultados, o quadro político e econômico deverá melhorar. Apesar da aposta em melhora em relação a 2016, duas grandes incertezas ainda devem ditar a velocidade da recuperação da economia brasileira: a operação Lava Jato e seus desdobramentos (33%) e o quadro fiscal preocupante e ainda dependente de reformas/medidas (28%).

 

 

Fonte: Panrotas

tags: tags: pesquisa, empresários, crescimento, confiança, economia, perspectiva, recuperação



<< Voltar

PARCEIROS


 

 

ANÚNCIOS


(67) 3441-1955
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 1840 - Centro | Nova Andradina / MS

Imagem