Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

Nova ferramenta mapeia ocorrências de crimes em Nova Andradina com ajuda dos usuários

José Antônio de Andrade

 

Criado para ajudar a mapear o perfil dos crimes que acontecem nas cidades brasileiras e, já sendo considerado por especialistas como a maior plataforma colaborativa de segurança pública do país, o site denominado “Fui Roubado” já começa a capitar dados sobre ocorrências de crimes em Nova Andradina e região. Entre as 721 cidades brasileiras que já possuem registros, Nova Andradina ocupa a amarga posição de nº 235 como cidade mais violenta do Brasil.

 

A maioria dos crimes registrados em Nova Andradina foram assaltos à mão armada. Celulares foram os objetos preferidos dos criminosos. Até o momento, Nova Andradina teve um prejuízo estimado de R$ 8.371,00. A maioria dos crimes ocorreram na área central da cidade, sendo 83% no período noturno. Entre as ocorrências, apenas 33,3% viraram caso de polícia.

 

O projeto é uma ação que pode trazer uma série de benefícios, inclusive chamar atenção das autoridades responsáveis pela segurança de cada município a usar as informações registradas em seu trabalho de combate e prevenção contra crimes.

 

Finalidade
O projeto foi criado em junho de 2013, por Márcio Vicente e Filipe Norton que são estudantes do curso de Ciências da Computação da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador. A ferramenta tem o objetivo de mapear, através de informações de usuários deixadas no site, os locais onde foram registradas ocorrências policiais, como crimes como furto, assalto à mão armada, sequestro- relâmpago, roubo de lojas, casas, veículos e saidinhas bancárias.

 

Cada ocorrência é registrada de forma anônima, para proteger os informantes, com dados como endereço e mapa da localização, tipo e data do crime, objetos roubados e uma breve descrição do fato – o que colabora para a criação de um painel de estatísticas do crime em cada localidade (com informações como o índice de pessoas que registraram boletim de ocorrência ou o gênero sexual mais frequente entre as vítimas).

 

Os criadores do portal afirmam que não têm a intenção de induzir vítimas de roubos ou furtos a não registrar o caso na Delegacia e reconhecem a importância do Boletim de Ocorrência. Isso é ressaltado na página inicial do site.

 

Segundo os criadores da ferramenta hospedada no site, o projeto é uma rede social colaborativa, as pessoas ajudando as pessoas. Muita gente tem deixado de registrar ocorrências, por vários motivos, pessoas que perdem celular, carteira, relógio, pouco fazem Boletim de Ocorrência. O projeto tem por objetivo levantar esses dados [colocados no site] e passar para a polícia e a população. Tipo os horários que acontecem mais roubos em uma determinada região ou mês, por exemplo.

 

No site “Fui Roubado” o usuário pode encontrar dados como: tipos de crimes, (furto, assalto a mão armada, arrombamentos), prejuízo estimado, bairros mais perigosos, ranking dos objetos mais visados pelos criminosos, estatísticas criminais e muito mais. Além disso, o portal ensina os usuários, passo a passo a registrarem seus históricos de crimes sofridos.

 

O site também disponibiliza dicas de segurança aos usuários. Basta clicar no botão "Confira todas as estatísticas" no painel lateral da cidade.

Acesse agora mesmo: www.ondefuiroubado.com.br



<< Voltar

PARCEIROS


 

 

ANÚNCIOS


(67) 3441-1955
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 1840 - Centro | Nova Andradina / MS

Imagem