Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

Nova Andradina é o primeiro na educação de Mato Grosso do Sul

Da Assessoria

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – referente a 2013 – que apontou Nova Andradina como primeiro colocado nos anos finais (8ª série/9º ano) do Ensino Fundamental com a maior nota de Mato Grosso do Sul, 5.2.

 

O índice superou em aproximadamente 53% a meta prevista para a rede pública do município em 2013, de 3.4, e também é superior à expectativa da amostragem estabelecida pelo IDEB para 2021, de 5.0. O levantamento incluiu unidades de ensino das redes municipal e estadual.

 

“Estes resultados orgulham Nova Andradina e também nos estimulam a continuar investindo na educação, pois representam nosso trabalho materializado em uma avaliação séria a respeito do desenvolvimento da educação básica em todo o território brasileiro”, opinou o prefeito Roberto Hashioka.

 

Anos iniciais também se destacaram

Os dados também enfatizam a pontuação das unidades que compõem a rede municipal de ensino. “Praticamente todas as nossas escolas elevaram suas respectivas médias, alcançando, inclusive, as metas previstas para os anos seguintes, até 2019, na maioria dos casos”, detalhou a secretária de Educação, Nair Aparecida Lorencini Russo.

 

De acordo com o levantamento divulgado pelo instituto, Nova Andradina foi destaque nos anos inicias (4ª série/5º ano) com a nota 5.9. O índice foi o segundo maior de Mato Grosso do Sul. O município ficou três décimos atrás de Costa Rica, que atingiu a nota 6.2.

 

Em Nova Andradina, a maior pontuação foi para a Escola Municipal Pingo de Gente, com 6.7. “Para termos uma ideia, a expectativa do INEP para essa unidade em 2013 era de 5.4 e, para 2021, de 6.4, já ultrapassando a expectativa prevista para daqui oito anos”, exemplificou a secretária.

 

Entre as unidades da rede municipal de ensino que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental, a primeira colocada foi a escola Professora Efantina de Quadros. O colégio foi inaugurado em 2004, durante a primeira gestão do prefeito Roberto Hashioka à frente do Executivo.

 

“É com alegria que verificamos como nossa rede municipal avançou nos últimos anos. Este é um mérito que dividimos com os alunos, professores, diretores e coordenadores, mas, principalmente, ao estímulo e apoio dos pais e de toda a família”, destacou o gestor.

 

Professores qualificados

O chefe do Executivo municipal também frisou as qualificações ofertadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação. “Não temos medido esforços para sempre oferecer o que há de melhor no tocante à capacitação de nossos educadores”, acrescentou.

 

Na mesma linha, Nair Russo complementou. “Sem dúvidas foram cursos que contribuíram muito para obtermos um maior ganho na relação entre professor/aluno e, consequentemente, nas notas apresentadas neste IDEB”, observou a secretária de Educação.

 

Os dados apontam ainda as notas para os anos iniciais e finais de Nova Andradina superiores às médias do País, de 4.5 e 3.8, respectivamente. O resultado completo do IDEB pode ser conferido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. O endereço é o www.ideb.inep.gov.br.

 




<< Voltar

PARCEIROS


 

 

ANÚNCIOS


(67) 3441-1955
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 1840 - Centro | Nova Andradina / MS

Imagem