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Inovação para os negócios em época de crise

Por Jaques Grinberg Costa (*)

 

Crise econômica no país, um mundo globalizado, produtos com diferenciais cada vez menos nítidos e preços parecidos, as empresas que inovam crescem.

 

Os brasileiros são criativos, muitas ideia surgem diariamente, mas poucas nascem. Existem medos de expor novas ideias, medo das pessoas acharem a ideia ridícula ou algo parecido. Medo de algo que não existe, medo do que os outros irão pensar e comentar. Quantos produtos ou empresas que fazem sucesso surgiram de ideias que pareciam ridículas?

 

A desculpa atual é a crise econômica no país. Não é o momento para investir, de inovar e etc. Não é o momento para nada, mas é neste período que precisamos nadar para sair do lugar, para sair da crise. A crise gera oportunidades para quem sai da zona de conforto. Existe empresa concorrente que está ganhando dinheiro? Se sim, o que você, e só você, pode fazer de diferente para potencializar os resultados?

Quer inovar? Coloque em práticas estas sete dicas poderosas.

1ª Tenha uma mente aberta

Aceite novas ideias, ouça-as e avalie com calma, sem pressa. Novas ideias podem parecer idiotas, absurdas e caras para serem implantadas. As melhores inovações podem nascer de ideias idiotas, é preciso avaliar com tempo, foco, mente aberta e sempre que possível em grupo.

 

2ª Pense no “como” e não apenas “o que”

 

Pensar “o que” fazer é fácil. A grande dificuldade dos empreendedores é ter um time que apresente “como” fazer. Treinar e preparar os funcionários para pensarem na solução gera inovações e agilidade para resolver problemas.

 

Toda vez que um funcionário expor um problema, o líder deve pedir uma ou duas soluções. Com o tempo, o time ao invés de trazer problemas irá trazer soluções. Com tantas “cabeças” pensantes, as empresas inovam e conseguem potencializar os seus resultados.

 

3ª Faça diferente para fazer a diferença

 

O nosso sonho é ter uma empresa que faz a diferença na vida dos clientes e dos funcionários. Para fazer a diferença é preciso fazer diferente, os clientes querem ao comprar receber uma experiência nova. No restaurante que eu estive recentemente, recebi uma experiência nova. Qual a sensação de um cliente ao finalizar uma compra na sua empresa?

 

Se for nenhuma, inovar é questão de sobrevivência. Pense nisso!

 

4ª Acredite nos seus insights

 

Sabe aquele momento que você tem uma ideia e acha ótima? Poucos minutos depois já não lembra mais e tem a sensação que perdeu algo. E perdeu! Estas ideias devem ser anotadas, tenha sempre um papel e caneta pronta para anotar todos os pensamentos, todos, sem exceção. Entendemos como insight, conhecimento, compreensão e intuição.

 

5ª Invista tempo para pensar

 

O CEO da Ideo, Tim Brown, ficou famoso por tornar a empresa uma das dez mais inovadoras do mundo. Autor do livro Design Thinking publicado no Brasil pela editora Campus. O design thinking é uma metodologia com processos para aquisição de informações, resolver problemas, desenvolver soluções e inovações. Os resultados são potencializados quando o trabalho é em grupo, com a mente aberta, para gerar as melhores ideias.

 

6ª Foco nas soluções dos problemas dos clientes

 

Ajude os clientes a comprarem, não venda. Os clientes pesquisam e avaliam antes de comprar, com a internet nas mãos dos consumidores as informações são online. Dentro da sua empresa os clientes podem pesquisar preços e comparar produtos. A era dos vendedores que vendem acabou, os clientes querem Vendedores Coach, profissionais que ajudam o cliente a comprar o que deseja e precisa. Em fevereiro desde ano, lancei o livro 84 Perguntas que Vendem, perguntas que ajudam o vendedor a conhecer o cliente, levantar as suas necessidades e ainda ajudar o cliente a comprar o que ele quer e precisa.

 

7ª Relacionamento

 

Com produtos e serviços com diferenciais cada vez menos nítidos e preços parecidos, o relacionamento é a grande diferença entre as empresas. Ter um time que faz a diferença no relacionamento com os clientes é uma forma de maximizar o ticket médio por compra ou uma forma para fidelizar clientes?

 

O importante é ter uma empresa pronta para a crise, pronta para inovar e crescer. Quem aprende rende, quem rendeu aprendeu!

 

(*) Jaques Grinberg Costa, coach de vendas

 



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