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Dia dos Pais vai movimentar R$ 93 milhões em MS

Pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) e Sebrae-MS revela que neste ano o Dia dos Pais deve movimentar R$ 93 milhões na economia do Estado, um montante 27% menor que em 2015. O gasto médio por presente será de R$ 117,58. O ano passado esse valor foi de R$ 130,00.

 

 “A perda real do gasto médio com o presente em 10% está intimamente ligada com a evolução da situação financeira das famílias”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, que mostra: esta edição traz uma novidade: a expectativa de gastos com a comemoração da data em confraternizações. “Seja na casa de familiares, nas próprias residências, restaurantes e/ou viagens. Essa medição serve para auxiliar a tomada de decisões por parte dos empresários do ramo de mercados, padarias, rotisserias, churrascarias e restaurantes.”

 

 A pesquisa revelou que 51% da população economicamente ativa devem ir às compras em Mato Grosso do Sul e o consumidor de Dia dos Pais deste ano é formado majoritariamente por: mulheres (55,4%); jovens, com idade entre 18 e 29 anos (51,8%); e a maioria é assalariada (50%).

PESQUISA EM NOVA ANDRADINA

a amostra para o município de Nova Andradina foi de 200 entrevistados e ocorreu de 08 a 14 de julho de 2016. Foram aplicadas 24 questões, sendo 5 abertas e 19 fechadas (respostas múltiplas e únicas)

 

RESUMO DA PESQUISA

Ao entrevistar a população economicamente ativa da cidade foi

verificado que 54% da população está disposta a ir às compras e 46% não possuem expectativa de presentear.

A tendência indica que a data poderá injetar R$ 1,5 milhão de reais no comércio de presentes e o valor médio do presente deverá ser em torno de R$ 118,06.

Quanto à situação financeira comparada ao ano passado 47,5% da população acredita estar igual ao ano passado.

A maioria ainda não sabe com o que presenteará (46,8%). Ótima

oportunidade para os comerciantes promoverem seus produtos.

O principal local de compra apontado são as lojas do centro da cidade (96,3%).

A maioria fará pesquisa de preço (77,8%) e pagará em dinheiro (72,2%).

Dos que parcelarão suas compras (12%), a maioria fará parcelamentos em três vezes (46,2%).

O item de maior importância na escolha do presente é a qualidade (32,4%).

Quanto à comemoração do dia dos pais, 69,5% dos entrevistados

comemorarão. Desses, 94,2% irão a casa de familiares ou farão a

comemoração em casa, 4,3% viajarão, 0,7% comemorarão em restaurantes e 0,7% pretendem fazer atividades ao ar livre.

A previsão é que a comemoração de dia dos pais seja responsável por um gasto médio de R$ 88,67 e pela movimentação total de R$ 1,4 milhão de reais, dentre os principais segmentos que poderão ser beneficiados estão: mercados, rotisserias, padarias e restaurantes.

 

PERFIL DO COMPRADOR

A pesquisa indica que o potencial cliente do dia dos pais 2016 têm o seguinte perfil :

São majoritariamente mulheres (57,4%) jovens, entre 18 e 29 anos (39,8%), tem o ensino médio completo (66,7%) e são assalariadas (61,1%).

Possuem renda familiar de 1 a 3 salários mínimos (71,3%) e famílias de 3 pessoas (42,6%).

INTENÇÃO DE COMPRA

54% da população deverá ir às compras.

Situação Financeira em Relação ao Ano Anterior

 47,5% dos entrevistados acreditam que a situação financeira está igual à ano passado.

Gênero

 57,4% de quem presenteará é do sexo feminino.

Idade

 39,8% de quem presenteará tem entre 18 e 29 anos

Escolaridade

 66,7% de quem presenteará tem o ensino médio completo.

Ocupação

 61,1% de quem comprará é assalariado.

Renda Familiar

 71,3% de quem vai comprar tem renda familiar de 1 a 3 salários Mínimos  

Tamanho da família

 42,6% dos que presentearão fazem parte de famílias de 3 pessoas.

Principais Presentes

 46,8% ainda não decidiram a categoria de presentes que escolherão.

FORMA DE PAGAMENTO

 72,2% pagarão em dinheiro e 12% parcelado.

Parcelamento

 Das compras parceladas, 46,2% serão em três vezes.

72,2%

Itens Decisivos

 32,4%, julgam a qualidade como principal fator na decisão de compra.

Comemoração

 69,5% deve comemorar o dia dos pais.

Comemoração

 69,5% deve comemorar o dia dos pais.

Gasto com Comemoração

 53,4% dos que comemorarão, gastarão até R$ 100,00.




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