Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

Asteroide passará de raspão pela Terra neste domingo

BBC/CN

Um asteroide do tamanho de uma baleia vai passar “muito perto” da Terra neste domingo (7), conforme informou a Nasa. No momento da aproximação, o corpo celeste _ batizado 2014 RC _ vai estar a um décimo da distância entre o centro da Terra e a Lua: 40 mil quilômetros.

Astrônomos estimam que o asteroide tenha 20 metros de diâmetro e, apesar da proximidade (40 mil quilômetros parecem uma grande distância, mas em escala espacial é como se ele passasse pela Terra de raspão), não vai ser visível a olho nu quando voar sobre a Nova Zelândia, por volta das 15 horas _ horário de Brasília. Com pequenos e simples telescópios, no entanto, pode ser possível testemunhar a aparição meteórica do asteroide, que viaja a uma velocidade de 45 mil km/h.

A partir de um telescópio, pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, detectaram o 2014 RC próximo ao Havaí, no último fim de semana. A agência espacial americana garante que não há risco de colisão, embora a órbita do corpo celeste o traga de novo para a vizinhança do planeta no futuro. “O movimento do asteroide após essa passagem será monitorado de perto, mas nenhum potencial encontro ameaçador com a Terra foi identificado até agora”, disse a Nasa, em nota.

A agência também destacou que a aproximação entre o asteroide e a Terra cria uma oportunidade única para pesquisadores observarem e aprenderem mais sobre asteroides.



<< Voltar

PARCEIROS


 

 

ANÚNCIOS


(67) 3441-1955
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 1840 - Centro | Nova Andradina / MS

Imagem