Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

Acina parabeniza Colônia Japonesa pelos 108 da imigração para o Brasil comemorado dia 18 de junho

A Associação Comercial e empresarial parabeniza a Colônia Japonesa de Nova Andradina pelos 108 anos de comemoração da imigração japonesa no Brasil.

Tudo teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores, sendo 186 mulheres que compunham 165 famílias, havia poucas mulheres, pois, em sua grande maioria, os grupos tinham como núcleo marido e mulher e o restante era formado por parentes ou até mesmo conhecidos que não eram membros da família para as fazendas do interior paulista.

         A viagem de 52 dias começou no porto de Kobe e terminou no Porto de Santos. Em condições normais, a viagem demorava dois meses.

 

 NOVA ANDRADINA

 

A história da chegada dos imigrantes japoneses na região de Nova Andradina inicia-se em 1957, com a vinda da família Anzai a convite da empresa Moura Andrade, mas devido a algumas decepções com o cultivo de arroz, a família muda-se para Minas Gerais e retorna dois anos depois.

Nesta época, chega à Nova Andradina Shoji Shirota, também contratado pela empresa Moura Andrade, para a confecção de projetos e medições de terras e retirada da madeira.

Em 1959, a família Anzai retorna à Nova Andradina, e juntamente com a família Shirota, iniciam os projetos para formar a associação, hoje denominada Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena).

Através de levantamentos extraoficiais, estavam em Nova Andradina nesta época as famílias Shirota, Anzai, Kai, Azuma, Suguimoto, Suguita, Jodai, Takaoka, Itaya, Sakata, Goto, Yano, Yoshioka, Yamamoto, Fujimoto, Fujibayashi, Nakamura, Hashinokuti, entre outras, que juntas, iniciaram o movimento para fundação da Acena, que aconteceu em 16 de setembro de 1960.

A Diretoria da Acina parabeniza toda a colônia nipônica que ajudaram e continuam ajudando no crescimento de Nova Andradina e acreditaram nesta terra e aqui fincaram raízes 



<< Voltar

PARCEIROS


 

 

ANÚNCIOS


(67) 3441-1955
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 1840 - Centro | Nova Andradina / MS

Imagem