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5 motivos pelos quais seus clientes nunca voltam

04/04/2016

 

Fonte: Portal Administradores

 

Seus clientes não voltam? É bem provável que o problema seja o atendimento. É muito raro que um cliente volte a um lugar onde foi mal atendido ou não se sentiu confortável. Confira alguns comportamentos que afastam clientes:

 

1. Mau humor

Todo mundo já foi atendido por alguém de mau humor, um dia. E não é nada agradável quandi isso acontece. Um vendedor rude ou com má vontade pode arruinar toda a relação de um cliente com um estabelecimento ou negócio. O professor Clezio Amorim, autor do livro “55 maneiras de encantar o seu cliente no atendimento” afirma que manter o sorriso e a disposição de conversar com os clientes é fundamental para fortalecer uma relação com o consumidor. “Não é deixar os problemas em casa, pois eles são indissociáveis de nós”, explica Amorim, e sim não descontar frustrações pessoais no cliente.

 

2. Falta de atenção com o cliente

Atendentes com preguiça de procurar itens, distraídos com celulares ou em conversas com os colegas podem fazer com o cliente se sinta ignorado ou menosprezado e espantá-los de vez. Além da falta de interesse na hora de atender e escutar dúvidas do cliente, alguns vendedores também faltam com atenção quando não conseguem fechar uma venda, um comportamento que frustra o consumidor e prejudica a imagem do negócio.

 

3. Despreparo

O despreparo de um vendedor é algo que nunca passa despercebido por um cliente. Se o cliente pede ajuda e encontra um vendedor que não sabe as informações básicas sobre o produto e nem consegue ajudá-lo a decidir sobre algo, sente que aquele lugar não está pronto para recebê-lo e atender suas necessidades.

 

4. Descuido com a aparência

O especialista Clezio Amorim é enfático: quem fica em contato direto com o público precisar ter o cuidado de se vestir de acordo com a função desempenhada. E aqui vale um detalhe: vestir-se elegante demais para algo que não exige isso pode ser tão prejudicial quanto andar desgrenhado.

 

5. Abordagem agressiva

Alguns clientes são objetivos na hora de comprar algo – sabem exatamente o que querem e estão em busca apenas disso. Outros gostam de analisar suas opções, talvez pesquisar preços. Cada um tem seu ritmo, e vendedores, atendentes e empresários precisam entender e acompanhar esse ritmo. Em casos de clientes que falam que querem “só dar uma olhadinha”, por exemplo, não adianta usar uma abordagem de venda agressiva. Na verdade, já se foi o tempo daquele vendedor que fala alto, faz graça e tenta empurrar um produto a qualquer custo para o cliente.



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