Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

04 de Julho – Dia Internacional do Cooperativismo

Inicialmente denominada como “Dia da Cooperação” e, posteriormente, chamada de “Dia do Cooperativismo”, atualmente a data é conhecida como “Dia Internacional do Cooperativismo".

 Atualmente, existem cerca de 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. A partir dessas cooperativas surgiram mais de 168 mil empregos diretos, distribuídos entre agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação. O modelo do cooperativismo de crédito soma mais de 1.000 cooperativas e mais de 1 milhão de associados.

Em Mato Grosso do Sul houve um crescimento das cooperativas com mais de 6 mil empregos gerados. No total, são 104 cooperativas e mais de 150 mil cooperados.

As cooperativas no Estado representam 10% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.

Em sua 93ª edição, a comemoração deste ano do Dia Internacional do Cooperativismo tem como tema: " Escolha  Cooperativismo. Escolha Equidade".

De acordo com a ACI, o cooperativismo pode ajudar a reduzir a desigualdade pelos seguintes motivos:

No cooperativismo todos são donos - Expandindo o conceito de propriedade, as cooperativas são uma força comprovada para a inclusão econômica e social. Se o modelo cooperativista continuar a crescer, a desigualdade será reduzida.

Cooperativas são abertas a todos - Uma cooperativa é democrática. Seja homem ou mulher, jovem ou idoso, qualquer pessoa pode participar.

Nas cooperativas, o poder de decisão não está vinculado à riqueza - Todos têm igual poder de decisão (voto equivalente), independentemente do capital.

Igualdade também significa acesso igual aos bens – Um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) é assegurar o acesso universal a bens e serviços básicos de boa qualidade. Esse também é um dos propósitos de uma cooperativa.

As cooperativas se concentram em atender as necessidades de seus membros, ao invés de focar apenas no retorno financeiro. Assim, elas auxiliam a reduzir a desigualdade ao empoderar as pessoas e ao oferecer a elas uma forma digna e sustentável de ganhar a vida.

 



<< Voltar

PARCEIROS


 

 

ANÚNCIOS


(67) 3441-1955
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 1840 - Centro | Nova Andradina / MS

Imagem